Na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, está localizado um dos principais destinos turísticos da América do Sul para nós os amantes de trekking e da natureza: o Monte Roraima. O Brasil compõe a leste com 5% de sua área (bem pouco né? eu achava que era mais), Guiana ao norte (10%) e Venezuela ao sul e oeste (85%). Há uma “briga” entre Venezuela e Guiana sobre não haver território da Guiana, mas vamos deixar isso para outro momento e conhecer mais sobre esse Monte maravilhoso!
O platô que abriga o topo do Monte é um dos pontos mais elevados do país – são mais de 2.700 metros de altitude. É um tipo de tepui, que é monte em formato de mesa bastante característico da região e similar a chapada Diamantina que temos aqui no Brasil.
Delimitado por falésias de cerca de mil metros, totalmente diferente da floresta tropical e da savana que fica bem nos pés do morro. O Monte Roraima, possui um irmão menor, chamado de Monte Kukenan, tão místico quanto com muitos mistérios e misticismo criado pelos indígenas. Vale a pena pesquisar sobre, porém possui um nível de dificuldade diferente do Roraima.
Por que fui visitar o Monte Roraima?
O local é um dos pontos turísticos mais procurados pelas pessoas que possuem um espírito aventureiro e gostam de sentir vivos em meio a imensidão e a beleza natural do nosso Brasil.
E é esse o motivo pelo qual o Monte Roraima é um destino dos sonhos para os praticantes de trekking.
Para realizar a subida (na qual há sempre um lago ou rio por perto), é preciso se deslocar até a cidade de Boa Vista, de lá você tem algumas opções para chegar até Santa Elena (antes passando por Pacaraima, a cidade limite do Brasil com Venezuela), uma cidade que já se encontra em território Venezuelano. As opções são:
- Ônibus
- Taxi
Ou seja, se você tiver tempo sobrando durante a viagem, pode aproveitar para conhecer um município em outro país! Recomendo muito, além do Monte Roraima, os atrativos na Gran Sabana, ou mesmo outro país que esteja próximo, como é o caso de Lethem, que é uma cidade na divisa do Brasil com Guiana e possui ótimas opções de compra estilo o Paraguai.
Qual o clima predominante no Monte Roraima?
Como o local está relativamente próximo da Linha do Equador, o clima predominante é o tropical, com temperaturas médias entre 20°C e 25°C. É importante lembrar que no topo do morro, a temperatura é sempre mais baixa. Durante à noite, os termômetros podem marcar 2°C. Já durante o dia, a temperatura fica em torno de 10°C.
Devido a altura do local, é comum ter muita névoa (o que a torna a paisagem ainda mais interessante). Vá preparado para ter o mesmo clima em apenas 5 minutos: chove, aparece uma névoa, dá sol, faz frio e por ai vai!
Secar roupa lá em cima é um problema e tomar banho também! Então sugiro ter roupas suficientes sem contar com a lavagem e secagem e tomar o banho quando estiver sol (eu tomava banho por volta de 14h para não correr o risco)
Como chegar e qual a melhor época do ano para ir?
Para este trekking, recomendo que você viaje entre os meses de dezembro e março, que é o período menos chuvoso.
Como você já sabe, a porta de entrada é a cidade de Santa Elena de Uairén. A forma mais fácil de chegar até o município, é atravessando a fronteira a partir de Boa Vista (capital de Roraima). Deslocando-se para Pacaraima e fazer o processo burocrático na fronteira com a polícia federal. Um carimbo a mais no passaporte é legal né, mas saiba que a fila para entrar com identidade é bem mais rápida.
É importante lembrar que para subir no topo do Monte Roraima, é necessário ter um guia, que pode ser contratado assim que você chegar na Venezuela ou então, através de agências de viagens brasileiras. Eu contratei direto um guia da Venezuela e combinei com o mesmo de me buscar na fronteira, assim fiquei mais tranquilo e não preocupei com a negociação de valores para chegar até Santa Elena, assim como o local de hospedagem e idioma.
Normalmente é necessário hospedar um dia em Santa Elena, para sair no dia seguinte para o Parque Nacional de Canaima, onde está localizado o Monte Roraima. Achei uma cidade muito simples e caótica ainda pela crise que o país estava passando. Algumas coisas são muito caras, por exemplo, uma garrafa de 1,5l em 2019 custava 20 reais. Papel higiênico também era bem caro. Pesquise próximo da viagem como estão esses preços para não ter surpresa.
Algumas curiosidades sobre a Fauna e flora
A região abriga várias espécies de aves, insetos e pequenos anfíbios . Em relação a flora, há pequenas árvores, plantas carnívoras e bromélias que você dificilmente vê em outro lugar. Tudo é muito mágico e diferente lá em cima, tive a impressão que tudo é diferente e há outro tempo na evolução. Dizem que muito da fauna e flora ainda é desconhecido.
Há um sapinho, por exemplo, que é muito comum, e ele se camufla fácil nas pedras mais escuras
Mitos em torno do Monte Roraima e do seu “irmão” Kukenán
Porém, certo dia, a árvore apareceu cortada e no mesmo dia aconteceu uma revolta da natureza, muito trovões, relâmpagos, animais fugiram e a natureza fez surgir dois Montes rumo ao céu: Roraima e Kukenán. A lenda conta que a natureza chora por meio dos Montes até hoje por esse “erro” do passado. Realmente chove o ano todo no Monte! No mesmo dia pode ter chuva e sol inúmeras vezes.
Principais atrações
Há muitos lugares para conhecer no Monte Roraima, como por exemplo:
El Fosso
Um buraco com quedas d’água, que leva o visitante para uma pequena caverna subterrânea formada por piscinas naturais. Essa foi a água mais gelada que entrei na vida, mas mesmo assim entrei! Não sei quando voltaria!
Mirante La Ventana e Abismo
Um dos mirantes mais incríveis do local! Lá do alto, você consegue ver a imensidão da Floresta Amazônica e cascatas enormes!
Além disso, logo ao lado é o conhecido abismo, é impossível não se sentir tão pequeno com tanta imensidão. É difícil descrever a sensação, uma mistura de medo, encantamento, gratidão.
Salto Catedral
São formações rochosas, que recebem esse nome porque são semelhantes a uma catedral.
Há várias cascatas e labirintos, além de uma cachoeira que fica dentro de uma gruta coberta de musgos e limos.
O único problema é que a água é extremamente gelada! Mas a beleza do local compensa a visita.
Punto Triple
O local é o que marca a fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O monumento piramidal fica em um ponto muito lindo do Monte Roraima, sobre um chão de pedras.
Pedra Maverick
É o ponto mais alto do Roraima, é possível ver o formato do famoso carro Maverick (dizem né? dessa vez não consegui imaginar o formato do carro não)
As Jacuzzi’s
É um dos pontos, com água, mais lindos de lá. Extremamente gelado, mas deslumbrante.
É importante lembrar que apesar de permitido entrar, não é permitido tomar banho e deve evitar produtos químicos como protetor solar. Há alguns anos o Monte foi limpo pelos escoteiros e algumas regras foram criadas.
Então, já vá de roupa de banho para tirar fotos nessa maravilha, como ela é um ponto de passagem para outras atrações como a La Ventana e a Catedral, agilize o máximo para tirar muitas fotos e também curtir essa maravilha!
Vale dos Cristais
Bom, não precisa dizer o que vamos encontrar nesse local, mas há de pequenos a grandes cristais nessa região. São lindos e não possuem um valor monetário, creio eu, tão grande assim.
Nem pense em tirar e levar um, é proibido e além do mais vamos deixar ali para que outros possam admirar. Não é só uma questão de ética, mas você pode ser preso por isso. Ao chegar no parque de volta do Roraima, você pode ter o grupo “sorteado” para desmontar a cargueira e ser revistado. (e sim, eu vi, com todos os grupos que chegaram, melhor não pagar para ver né?)
O tempo todo o guia fala: que o acontece e o que está na montanha, fica na montanha. (inclusive vou deixa no final o contato da empresa dele)
Checklist do que levar para o Monte Roraima
- Bota para Trekking já amaciada
- Meia antiatrito e meia de algodão (caminhada e para dormir)
- Calças específicas para trilha para a caminhada
- Roupas térmicas
- Blusa de manga comprida com proteção UV
- Capa de chuva ou Anorak
- Repelentes (tem muito mosquito)
- Toca, luvas, gorros
- Roupas de banho
- Mochila Cargueira impermeável ou com capa
- Saco de dormir
- Barraca (avalie se o seu pacote com guia já inclui)
- Bastão de caminhada
- Lanterna de cabeça
- Boné, balaclava
- Papete ou Crocs
- Protetor solar
- Saco de lixo grande (para a cargueira que fica do lado de fora da barraca)
- Óculos escuros ou de Montanhismo
- Camelbak ou Garrafa de água
- Purificador de água (Clorin ou Hidrosteril
- Shampoo, Condicionador e Sabonete ecológico (Proibido outros)
- Lenço umedecido + papel higiênico
- Remédios diversos para possíveis situações
- Powerbank para carregar o celular
- Cartão de vacina internacional (Febre Amarela)
- Toalha de pequeno volume
- Passaporte ou identidade
- Mochila de Ataque
- Isolante térmico
- Lanches extras
- Adaptador de tomada
- Protetor labial + Hidratante
- Barbante ou linha (para improvisar um varal)
- Fogareiro e utensílios de cozinha (caso não tenha alimentação inclusa)
Custos aproximados (atualizado 2020)
Gostou ou ficou alguma dúvida? Comenta abaixo!
Responder