Trekking, que é um nome alternativo para uma caminhada mais aventureira, é o ato de percorrer por trilhas em meio a florestas e montanhas. A atividade está se tornando cada vez mais procurada pelas pessoas de 23 a 40 anos.
Os motivos? Os benefícios dessa caminhada são diversos, pois o contato com a natureza somado à atividade física consegue aliviar vários pontos problemáticos do nosso dia a dia.
Além disso, tem trilhas para todos os níveis, desde iniciantes até aqueles que desejam grandes desafios. É uma atividade democrática e não tem desculpa para não praticá-la.
Mas será que ela efetivamente pode te ajudar? Conheça 9 sinais de que praticar trekking pode ajudar na sua saúde.
1. Você está estressado com o dia-a-dia
“Estresse” é a palavra do século. O dia-a-dia corrido do trabalho, grandes centros, trânsito, grandes expectativas e assim por diante promovem grande carga de estresse. Praticar trekking pode te livrar disso!
Sabemos que essa irritação atrapalha nosso sono, produtividade, gera ansiedade e há até pesquisas apontando que o estresse pode ser gatilho para o câncer.
Ao entrar em contato com a natureza, respirar ar puro e colocar o corpo para funcionar, liberamos o famoso hormônio da felicidade, o que alivia o estresse da rotina.
2. Precisa se conectar o seu eu
Há quanto tempo você não fica sozinho consigo mesmo? Não de uma forma literal, mas figurativa.
Você tem um momento com você? Se você sente que está perdido de si mesmo, o contato com a natureza é a melhor forma de se encontrar.
Durante todo o trajeto você estará exercitando cada músculo seu e sua mente ficará concentrada apenas no próximo passo que será dado.
Depois, você será presenteado com uma linda vista e ar puro. Ao apreciar tudo isso, o universo todo irá se conectar dentro de si mesmo.
3. Está em busca de objetivos e desafios
A vida é feita de desafios e isso pode valer para diferentes âmbitos de nossas vidas.
Para muitos, uma simples trilha de 15 minutos já é um grande desafio. Praticar trekking é uma forma de sempre dar um passo a mais. Cada trilha você pode se desafiar um pouco além do que a anterior.
Ao estipular um objetivo você ficará contente por cada conquista que realizar. Cada caminho com maior dificuldade será percorrido como um desafio a ser concluído.
4. Busca pelo minimalismo
Vivemos em um mundo muito capitalista onde o que vale é o que você tem. Mas, no final das contas, não fazemos nada com esses bens materiais.
O contato com a natureza nos traz o que é realmente importante. Se você está desejando se livrar um pouco desse sentimento de posse, com certeza praticar trekking vai te ajudar muito.
E tudo está interligado. A busca por si mesmo está muito relacionada com a busca pelo minimalismo. Ao fazer das caminhadas um hábito, você notará como verá as coisas com outra perspectiva.
5. Melhorar seu condicionamento físico
Caminhadas entre montanhas e florestas exigem mais condicionamento físico do que andar em uma esteira, por exemplo.
Se você se sente sedentário e deseja mudar de vida, praticar trekking pode ser a resposta que você está procurando.
Além de fazer muito bem para saúde, esse tipo de caminhada é mais dinâmica do que a academia, por exemplo, então as chances de você continuar praticando são maiores.
6. Desligar-se da tecnologia
Celular e computadores realmente facilitaram a nossa vida e têm lados muito positivos. Entretanto, a partir do momento que dependemos da tecnologia para tudo a relação não é mais saudável.
Cada vez mais ficamos grudados em nossos celulares e redes sociais. Se você começar a reparar, notará que isso acaba sugando um pouco de sua energia (principalmente as redes sociais).
Muitos já estão sentindo a necessidade de ficar um pouco off do mundo cibernético. Se você está procurando por isso, praticar trekking vai te ajudar bastante.
É uma forma de ficar longe da internet e não sentir a menor vontade de usar o telefone, pois você estará em contato com a natureza e isso já é muito agradável.
7. Quer se divertir gastando pouco
A diversão custa cada vez mais caro no Brasil. Uma simples saída já custa mais de 10% de um salário mínimo e para muitos é difícil acompanhar.
A trekking é uma atividade que normalmente não exige custo alto, apenas deslocamento para chegar ao local e, em alguns casos, o pagamento de um guia.
Você conseguirá passar uma manhã/tarde deliciosa com seus amigos, em uma troca incrível e, o melhor, gastando muito menos do que se fosse a qualquer lugar na cidade.
8. Está se sentindo ansioso e depressivo
Ansiedade e depressão são as doenças do mundo moderno. A alta exigência em cima de todos, um mundo superficial, correria do dia-a-dia e outros pontos fazem com que a nossa saúde mental se abale.
A atividade física de modo geral já ameniza esse sintoma pela liberação do hormônio da felicidade, mas praticar trekking vai, além disso.
O contato com a natureza, o silêncio, a distância dos grandes centros e o tirar um tempo para si ajuda a colocar a cabeça no lugar.
Por isso, além de consultar um profissional para ajudar com esses sentimentos, praticar atividades físicas no meio da natureza pode ajudar muito.
9. Busca por alguns momentos de paz
Chegou naquele ponto que a única coisa que você deseja é um pouco de paz? Acho que todos nós já passamos por isso.
Não precisa estar de férias ou esperar um feriado para fazer algo diferente, faça uma trilha no próximo final de semana e curta a paz que somente a natureza pode lhe proporcionar.
É impressionante como esse hábito faz bem para a saúde física, mental e emocional também.
Agora, uma pergunta final: quantos dos sinais você apresenta? Que tal começar a praticar trekking para mudar a sua vida para melhor? Investir em sua saúde física, mental e emocional é o melhor que pode fazer por você!
Responder