Lanterna de cabeça para trekking – Qual a melhor? Diferenças e Benefícios de cada uma

Está em dúvida em qual modelo de lanterna de cabeça para trekking você vai conseguir ter o melhor desempenho?

Inicialmente, as lanternas começaram a ser utilizadas pelas pessoas desde o ano de 1890, quando o viajante que nasceu na Rússia Conrad Humbert trouxe essa novidade para Nova York. A partir daí, esse item é bastante utilizado nas atividades que tenham baixa luminosidade por conta da baixa luz solar ou ausência de energia elétrica.

De certa forma, a maioria das pessoas sabem o quanto uma lanterna pode ser um item bem útil em várias situações. Mas, existem muitas situações em que, ao mesmo tempo que precisa de uma fonte de luz, também é necessário usar as mãos para executar a tarefa em questão. 

É aí que surge um novo acessório, a lanterna de cabeça. Ela pode ser a solução de muitos problemas, com esta lanterna você conseguirá clarear o que está a frente e o melhor de tudo, continua com as mãos inteiramente livres!

Diferente do que muitos pensam, a lanterna de cabeça não é apenas um item que faz parte do figurino nos filmes de aventura. Basicamente, corresponde a um acessório primordial para quem costuma praticar trilhas, acampamento, trekking  ou qualquer outro tipo de esporte de aventura, além também, ser bem útil nos trabalhos com baixa luminosidade.

Sendo assim, trouxemos este texto com o intuito de lhe auxiliar na escolha da melhor lanterna de cabeça e a que atende todas as suas expectativas para serem utilizadas durante o trekking. Boa leitura 🙂

Lanterna de cabeça trekking

Vantagens de utilizar uma lanterna de cabeça

Basicamente, quando surgiram os primordiais modelos de lanterna de cabeça, não imaginaram que esse acessório faria tanto sucesso, tornando algo essencial e bastante popular com o passar dos poucos anos, pelo fato de chamar atenção de diferentes tipos de públicos.

Nos dias atuais, quem possui contigo uma lanterna de cabeça pode estar vivenciando várias vantagens se for comparado ao uso de uma lanterna convencional. Sendo assim, trouxemos a seguir algumas das muitas vantagens que mais se destacam neste item.

Lanterna de cabeça com luz de LED

Nas opções de modelos da lanterna de cabeça que possuem luz de LED, a potência de luminosidade é muito alta. É possível encontrar nos mercados, modelos que chegam a alcançar mais de 1000 metros facilitando nas maiores aventuras.

A luz sempre irá acompanhar o movimento da cabeça

Pelo fato da lanterna ficar posicionada na cabeça, o foco da iluminação sempre será direcionado para o local que você esteja olhando e isso irá facilitar muito a sua vida no momento em que estiver operando as atividades.

Oferece a iluminação necessária

Se você escolher o modelo correto da lanterna de cabeça que poderá atender às suas necessidades, a mesma irá disponibilizar a iluminação certa para você exercer a atividade e ao mesmo tempo deixando as suas mãos livres.

Não produz sombras

A lanterna de cabeça quando está bem posicionada não irá provocar sombras ou pontos cegos à sua frente, por conta de que o ângulo da luz enquadra-se com o ângulo da pessoa que está utilizando o acessório. 

Seleção de lanterna de cabeça

Lanterna De Cabeca Led Potente Recarregavel e A Prova DAgua Para Uso em Mecanica Ciclismo Caminhada Trilha Acampamento Pesca Noturna Vigilancia Portatil 4 Modos de Iluminacao AlverSun

Lanterna De Cabeça Led Potente Recarregável e À Prova D’Água Para Uso em Mecânica Ciclismo Caminhada Trilha Acampamento Pesca Noturna Vigilância Portátil 4 Modos de Iluminação AlverSun

Lanterna De Cabeca Farol Led Recarregavel Usb Com Zoom e Fita Ajustavel Pesca Bike Farol Super Forte Potente Ciclismo Caminhada Trilha TAMO

Lanterna De Cabeça Farol Led Recarregável Usb Com Zoom e Fita Ajustável Pesca Bike Farol Super Forte Potente Ciclismo Caminhada Trilha TAMO

Vonder Lanterna Para Cabeca Ledcob Lcv 120

Vonder Lanterna Para Cabeça Ledcob Lcv 120

Lanterna de Cabeca Led Pilha Ultramaratona Corrida Trilha Pesca Camping

Lanterna de Cabeça Led Pilha Ultramaratona Corrida Trilha Pesca Camping

Tipos de lanterna 

Logo, os primários modelos de lanterna de cabeça precisaram passar por diversos aperfeiçoamentos para que assim pudessem se adaptar aos mais variados tipos de situações. Por conta disso, é fácil encontrar muitos modelos diferentes um do outro e cada um tem o seu objetivo maior.

Lanterna de cabeça (uso ocasional)

  • Pequena e leve;
  • Auxilia em imprevistos (principalmente em atividades domésticas);
  • Dispõe funções básicas.

Lanterna de cabeça (uso tradicional)

  • Peso variável;
  • O local que armazena as pilhas é separado do foco de luz;
  • Facilmente de ser manipulada utilizando luvas;
  • Maior parte dos modelos contam com um suporte triplo de cabeça;
  • Alto alcance de iluminação (mais de 300 metros).

Lanterna de cabeça (compacta)

  • Muitas funções e com o peso bem confortável;
  • Simples de usar;
  • Alcance médio na iluminação (em torno de 120 metro)

Lanterna de cabeça (tática)

Esse modelo de lanterna de cabeça é um pouco mais recente. Foi criado com o intuito de oferecer auxílio durante o uso tático pelos militares e acabou se tornando popular em outros públicos pelo fato de ser algo bem útil e de qualidade.

  • Alta intensidade de iluminação;
  • Resistente a quedas, choques;
  • Peso razoável;
  • Botões fáceis de serem acionados;
  • Foco regulável;
  • Modo estrobo (pisca rapidamente a luz).

Lanterna de cabeça (trekking e aventuras)

Já para os modelos feitos para trekking e aventuras, as lanternas de cabeça foram criadas no intuito de não atrapalhar as atividades diárias, como escaladas, trilhas e acampamentos. Possuem algumas vantagens em comparação às domésticas. 

  • Resistentes à água, impacto e corrosão;
  • Iluminação razoavelmente boa (alcança o caminho que esteja a frente e um pouco à volta);
  • Baterias duram por mais tempo;
  • Peso razoável;
  • Regula a luz (forte e fraca);
  • Modo SOS (em código morse) e luz vermelha para emergência.

Itens para serem analisados

capacidade de iluminação lanterna de trilha

Contudo, existem dicas extremamente importantes para você levar em consideração quando pensar em comprar uma lanterna de cabeça, cuidado com as falsificações, pois existem grandes riscos de encontrar modelos/itens falsificados.

Por isso, procure desconfiar de preços baixíssimos e faça sempre pesquisas em locais diferentes antes de comprar a sua lanterna. Assim você conseguirá ter um item de maior qualidade e com muita durabilidade. Veja logo abaixo, itens que precisam ser observados no momento da compra.

Lúmens (capacidade e iluminação)

Visto que, a potência de sua lanterna é mensurada pela intensidade de sua luz em lúmens, em outras palavras, na sua capacidade e iluminação que a luz sai. Cada modelo pode possuir uma potência específica, porém, quanto maior os lumens, mais brilho terá. Veja abaixo a exemplificação da potência das lanternas.

  • 0.25 – 1 lúmen: Luz da lua cheia em uma noite de céu bem claro, utilizadas para distinguir posições ou clarear pequenos caminhos; 
  • 8 – 20 lúmens: Possibilita reconhecer o que está ao redor e se mover em um local com baixa luminosidade, pode ser utilizada em atividades mais simples;
  • 25 lúmens: Proporciona que a pessoa consiga ler um livro em um quarto escuro;
  • 30 – 100 lúmens: Consegue iluminar locais mais escuros, possibilitando realizar atividades como cozinhar, amarrar cordas, arrumar o local, etc.
  • 60 – 120 lúmens: Se for direcionado aos olhos em locais escuros, pode causar desorientação por um curto tempo;
  • 200 lúmens: Se posicionar na direção dos olhos mesmo que seja durante o dia, pode causar desorientação por um certo período;
  • 400 – 800 lúmens: Basicamente, essa potência de luz é a mesma que se encontra em um metro quadrado dentro de um quarto, utilizada geralmente durante caça, ambientes abertos e campings.
  • 32.000 – 100.000 lúmens: A potência desta é muito forte, comparada com a luz que se recebe durante um dia bem ensolarado, são bem caras e o seu uso é geralmente em cavernas.

Controle de foco e distância

Evidentemente, os melhores modelos de lanterna de cabeça possuem a função de controlar o foco (reduzindo ou ampliando), afetando o alcance que a luz pode atingir. Se reduzir bastante o foco, a lanterna tática por exemplo, consegue iluminar aproximadamente 800 metros à frente, com o zoom de x1 a x2000.

Então, esse foco possui a função de que, quando a pessoa ficar em percursos bem escuros, consiga deste modo expandir o seu alcance de visão. E se tratando de melhorar o foco, as coisas irão ficar mais nítidas (podendo ser utilizadas até mesmo pela polícia na tentativa de desnortear a outra pessoa com muita luz na direção dos olhos).

Bateria

Basicamente, os modelos de lanternas possuem baterias descartáveis, podendo conter as de lítio e alcalinas ou as recarregáveis que são níquel metal Hidreto que possuem a capacidade de recarregar entre 150 a 1.500 vezes.

Nos dias atuais, o tipo de baterias que é mais visto nas lanternas de cabeça (até mesmo nos modelos mais simples), são as recarregáveis. Evitando que seja utilizado pilhas comuns, que possuem a vida útil relativamente baixa e ainda causam um impacto negativo ao meio ambiente.

Por isso, a bateria recarregável é um item importantíssimo para ser analisado no momento da compra, pois, até mesmo as melhores pilhas (inclusive as que são recarregáveis) não conseguem alcançar a potência e amperagem de uma bateria que foi fabricada especialmente para a lanterna.

Carregamento solar

Seguramente, as lanternas de carregamento solar (assim como qualquer outro tipo de aparelho de iluminação), contam com uma placa solar. A principal função é basicamente capturar a luz do sol e transformá-la em energia e consequentemente armazená-la  na bateria do aparelho.

Quando a lanterna é acionada, a energia que foi armazenada irá instantaneamente alimentar as lâmpadas. A depender do modelo da lanterna, ela conseguirá funcionar por muitas horas, de modo eficiente e bastante sustentável.

Resistência à água

Outro fator importantíssimo para ser analisado é a resistência. Independente qual será o uso, o recomendado é comprar um modelo de alta resistência. Sendo assim, observe se a lanterna é desenvolvida com proteção à água e ao pó.

Os modelos de lanterna mais indicados são os fabricados em plástico ABS ou alumínio. As lanternas que são feitas em plástico comum são recomendadas para atividades simples, livres de qualquer tipo de impacto.

Tempo de carga e funcionamento

Neste caso, o tempo de funcionamento e de carga vai variar para cada tipo de modelo (bateria, pilha ou energia solar). Boa parte das lanternas oferecem um desempenho de no mínimo 4 horas em uso. 

Sendo assim, procure manter a sua lanterna ligada apenas no momento que for utilizar, isso evitará que o tempo de funcionamento se prolongue e dure o tempo necessário para que você consiga utilizar e exercer a atividade tranquilamente.

Modelos de lanterna de cabeça para trekking

Lanterna em uma barraca de trekking

Reactik  Petzl

Basicamente, essa variação de lanterna de cabeça pode ser utilizada por todas as idades, possui um tamanho único e regulável, bem leve,super confortável e com bateria recarregável. Ideal para aqueles que curte praticar um esporte radical como por exemplo o trekking.

Elaborada em um material resistente, sendo 60% poliamida e 40% plástico com resistência à água. Este tipo de item é uma versão bastante inteligente, onde existe um ajuste automático na iluminação de acordo com a luminosidade do local.

A Reactik Petzl possui um local que apresenta o indicador de bateria, o seu recarregamento é universal, também possui entrada USB e o tempo para realizar uma carga total é de aproximadamente 5 horas.

Cosmo Black Diamond

Neste caso, se você está em busca de uma lanterna com um ótimo custo benefício, sem dúvidas o modelo que você procura é a Cosmo Black Diamond. Com boa usabilidade, ótima potência que chega a ser capaz de produzir até 200 lumens e ilumina aproximadamente por volta de 70 metros de distância.

Esta opção da lanterna é totalmente de plástico e isso faz com que seja resistente à água, possibilitando o seu uso em dias chuvosos ou até mesmo se preferir utilizar embaixo da água, porém, com limite de profundidade de 1 metro por no máximo 30 minutos.

A lâmpada é de LED, e esta lanterna conta com as funções estroboscópica, dimer e visão noturna vermelha, ideal para ser utilizada durante os acampamentos e trekkings. Por isso, se está em busca de economizar um pouco, escolha a Cosmo Black Diamond.

Ledlenser Mh11

Enfim, se você está em busca de uma lanterna muito mais potente, a Ledlenser pode ser a sua alternativa. Este modelo é bastante robusto, porém, possui muito conforto e a alta performance encanta os aventureiros.

O diferencial desta lanterna é a capacidade de se conectar via Bluetooth, possibilitando que a pessoa controle por meio de um aplicativo específico que precisa ser feito o download no seu smartphone.

Outro ponto positivo desta lanterna é o alcance do feixe de luz que pode alcançar 320 metros. 4 versões de luminosidade, variando de 10 a 1000 lumens que podem durar por volta de 100 horas e o LED é RGB.

Contudo, a resistência desta variação de lanterna é um tanto limitada, classificada em IP54. Por isso, é protegida a entrada de pó e outros resíduos. Em caso da água, é apenas resistente a pequenos jatos de spray em sua direção.

Assim, esse modelo é mais indicado para operações da polícia, mas, também pode ser utilizado nas aventuras em trekking, basta você se atentar às pequenas restrições em relação à resistência da sua lanterna.