Roupas impermeáveis para trekking: Anorak, Capa, Jaqueta e Poncho

O trekking por ser uma atividade ao ar livre e que permite uma maior conexão com a natureza e com o mundo à nossa volta, nos exige estar preparados para encarar os desafios das trilhas em períodos chuvosos e também em temporadas de montanha. Por isso, preparamos algumas dicas para que você escolha as melhores opções de roupas impermeáveis para levar na mochila durante o trekking.

Previsão do tempo: como se prevenir? Leve roupas impermeáveis

No Brasil, a estação de montanha é de Abril a Setembro, mas nada nos impede de fazer um trekking nas estações consideradas chuvosas como o verão ou na primavera que apresenta diversas irregularidades climáticas. Por isso, os trekkings praticados nessa época do ano necessitam de uma melhor preparação para encarar as chuvas que trarão desafios ao trajeto.
A chuva é um fenômeno natural que causa irregularidades no solo, diminui a temperatura ambiente e provoca um aumento na umidade. Entretanto, isso não significa que você não possa aproveitar os cenários naturais nos períodos mais frios.
Na verdade, uma trilha no frio não é a mesma coisa que um trajeto na chuva. Apesar das baixas temperaturas, os meses mais frios do ano, que vão de meados de abril até outubro, são caracterizados por temperaturas mais amenas, menor índice de chuvas e de animais peçonhentos pelo caminho.
Inclusive, um dos inúmeros benefícios de praticar Trekking nos períodos mais frios é que as atividades ao ar livre ficam mais confortáveis, os trekkers ficam menos desidratados e, mesmo com a baixa temperatura, os riscos de hipotermia diminui drasticamente, já que existe uma menor probabilidade de chuva durante o trajeto.
Dessa forma, quando falamos em períodos como a primavera e o verão, o ideal é optar por percursos mais curtos ou que você tenha um plano B para caso o trejeto inviabilize continuar fazerndo o percurso. Já as temporadas de outono e inverno permitem que os longos trajetos sejam feitos em maior conforto, sendo assim indicados para quem deseja percorrer caminhos longos e estabelecer acampamentos.
Sendo assim, o planejamento exige que se atente ao tipo de cenário que será encontrado, as características do solo, a duração média da caminhada e seus principais desafios. Assim, você conseguirá prever os problemas, se prevenindo contra possíveis problemas a serem encontrados no caminho.

Temporada de Montanhas no Brasil – Avalie o uso de roupas impermeáveis e o Sistema em Camadas

Temporada é o determinado período de tempo ou época que está destinado à realização de uma atividade específica. Logo, quando falamos em “Temporada de Montanha”, isso significa que estamos limitando um determinado período de tempo para a realização de esportes nas montanhas por ser mais adequadado considerando determinados fatores, como aqui no Brasil, no caso das chuvas.
O conceito de “Temporadas de Montanha” surgiu nas cidades europeias com o intuito de atrair turistas e visitantes para as cidades montanhosas, agregando valor a esses locais, como os Alpes.
Com o passar dos tempos, esses eventos foram ganhando fama e começaram a mobilizar a economia local. Dessa forma, as “Aberturas de Temporada” também ganharam o conceito de festividade, ampliando o sucesso das temporadas de montanha que quebrou barreiras e passou a ser realizada em diversos locais do mundo, inclusive na América do Sul.
Entretanto, é importante ressaltar que cada país possui o seu próprio período de referência, já que esses eventos são baseados nas condições climáticas de cada local. No Brasil, as temporadas de montanhas ocorrem no período de estiagem, que, como dito anteriormente, tratam-se dos meses mais frios do ano.
Mas não se apresse!
Lembre-se que para aproveitar as aventuras que estão por vir, você deverá planejar o que levar na sua mochila cargueira, como lanches e snacks. Além disso, o traje escolhido também afetará diretamente na sua aventura, portanto, se ligue em algumas dicas:

Roupas impermeáveis: o que levar para não passar perrengue durante a trilha?

As roupas de trekking são itens que ultrapassam as questões estéticas. Elas na verdade são equipamentos de proteção e de conservação de energia que permitem que o trekker tenha um melhor desenvolvimento durante a caminhada.
Um dos erros mais comuns de quem está iniciando as aventuras na natureza é não considerar a utilidade de cada peça de roupa na sua trajetória. Cada vestimenta escolhida possui o poder de salvar ou condenar totalmente a sua jornada.
Isso acontece, pois cada uma delas é desenvolvida com uma tecnologia específica, oferecendo um valor agregado ao atleta. As principais peças de roupas impermeáveis que não podem faltar do guarda-roupas de um trekker:

Anorak

O anorak é um item indispensável para qualquer atleta de trekking, já que esta peça possui características impermeáveis e possui a capacidade de proteger a o atleta do frio e do vento.
Elas também são popularmente conhecidas como capas de chuva e corta-ventos destinadas para atividades ao ar livre, mesmo existindo peças específicas para esta funcionalidade.
É importante lembrar ainda que as anoraks são extremamente importantes para adaptação de temperatura externa, mesmo que estas não tenham o papel específico de agasalhos, especialmente nos percursos de montanhas e em trilhas que exigem longas expedições.
É por este motivo que os anoraks são normalmente utilizados em conjunto com outras peças de roupas, como o fleece que possui uma textura aveludada, e são facilmente substituídas pelas capas de chuva, em períodos de estiagem, já que fortes chuvas não são esperadas durante esse período.

Anorak preto masculino ColumbiaAnorak Masculino ColumbiaAnorak e Capa de Chuva Columbia
Anorak Preto MasculinoAnorak ColumbiaAnorak e Capa de chuva
Disponível na AmazonDisponível na AmazonDisponível na Amazon

Capas de chuva

capa de chuva

Apesar da grande utilidade dos Anoraks, a depender do tipo de clima a ser enfrentado, essas peças não conseguirão substituir as capas de chuva. Isso acontece, pois as capas de chuva são vestimentas que conseguem cobrir uma maior extensão do corpo.
Dessa forma, quando falamos de proteção à hipotermia causada pelo excesso de água, o ideal é que sejam utilizadas as capas de chuva por cima das roupas utilizadas. Assim, o trekker conseguirá manter uma maior área do corpo seca, evitando problemas como resfriados, frieiras e outros.

Caso você não tenha uma capa de chuva para a sua cargueira, você pode conseguir uma capa que seja 2 em 1, ela tanto protege você quanto a cargueira. É uma boa opção pois mesmo com a capa da cargueira é normal molhar um pouco atrás (nas costas) pois a capa da mochila não abrange esse local.

Jaqueta impermeável

capa impermeável

Esta é uma peça bem independente e versátil. O bom das jaquetas impermeáveis é que elas são úteis nas mais diversas ocasiões e podem ser encontradas em diversos modelos diferentes no mercado.

Assim como os anoraks, as jaquetas impermeáveis têm a função de cortar vento. Na verdade, o anorak nada mais é que um modelo específico de jaqueta impermeável. 

Uma dica para quem for adquirir uma dessas jaquetas é: opte por modelos que tenham zíper na axila. Isso permitirá uma maior movimentação dos membros, além da regulação da temperatura corporal nos momentos oportunos.

Além disso, tanto para os períodos chuvosos do verão, como para os fortes ventos do inverno, a jaqueta impermeável deve ser um item de prioridade da sua lista, portanto, não deixe de investir nessa peça tão importante para as suas aventuras.

Poncho

O poncho é um tipo específico de capa de chuva que tem como objetivo proteger não só o corpo do atleta, como a bagagem que ele está carregando nas costas. Isso só é possível, pois o poncho possui um formato peculiar que confere uma maior flexibilidade para a peça, sem que o trekker tenha que abrir mão de uma proteção completa.
Essa vestimenta possui uma outra variação, chamada de poncho tarp. Trata-se de uma peça que pode substituir uma barraca no caso de usuários mais minimalistas e técnicos, ou servindo ainda como um abrigo em situações de emergência.
Dessa forma, caso você enfrente uma situação onde o tempo virou e você precise encontrar um abrigo rapidamente, o seu poncho servirá para essa estrutura.
Para isso, basta você utilizar o seu bastão de caminhada como suporte, encaixando-o em pontos específicos de fixação do seu poncho.
Entretanto, essa não é a melhor opção para encarar fortes chuvas, portanto, antes de adquirir uma peça como essa para utilizar como abrigo, considere primeiramente as necessidades que serão encontradas durante o seu trekking.

Poncho - Ótimo custo benefícioPoncho Estilo Exército NáutikaPoncho unissex
Poncho preto – Ótimo custo-benefícioPoncho estilo exército NáutikaPoncho Feminino/Masculino
Disponível na AmazonDisponível na AmazonDisponível na Amazon

Calças impermeáveis

Outra peça muito importante e que é comumente esquecida durante as trilhas são as calças impermeáveis.
Assim como o tronco do nosso corpo, as pernas também precisam ser protegidas contra as fontes de água e umidade. Portanto, caso você opte por realizar o trekking em períodos chuvosos, ou mesmo em regiões com muitas cachoeiras e nascentes, o ideal é investir em calças impermeáveis.
Isto fará uma grande diferença no conforto da sua caminhada, ao auxiliar na manutenção da temperatura corporal das pernas.

Você pode comprar calças específicas para trekking ou mesmo, como é o meu caso, utilizar a capa de chuva que utiliza na moto. A minha é fina, então permite boa mobilidade e também ocupa pouco volume. 

Calça masculina impermeável para trilha ou trekkingCalça + Capa impermeável de moto - Alternativa para trekkingCapa e calça alteranativa para trekking
Calça impermeável para TrekkingAlternativa de calça impermeável usado capa para motoqueirosCalça + capa para uso em trilhas
Disponível na AmazonDisponível na AmazonDisponível na Amazon

Sistema de camadas das roupas impermeáveis para trekking

Tecido impermeável

Agora que você já conhece algumas das principais peças impermeáveis que podem ser utilizadas nas trilhas de trekking, entenda como você pode utilizar todas essas peças de forma a potencializar as suas funcionalidades através do sistema de camadas.
O sistema de camadas funciona como um método de suporte para que a realização das atividades seja feita de forma segura e confortável, independente do tipo de cenário escolhido pelo trekker.
Ele é composto por 3 peças principais e por este motivo também é chamado de sistema de camadas. Saiba como elas funcionam:

Primeira camada, Camada base ou Base layer

Esta é a primeira camada de peça a ser vestida, dessa forma, a camada base é aquela que entra em contato com nosso corpo e por isso ela também pode ser bastante conhecida como “segunda pele”.
Essa roupa que funciona como base, possui o objetivo principal de dissipar o suor de forma rápida. Como consequência, a roupa utilizada como base layer deverá contribuir diretamente com a diminuição da umidade depois de uma longa caminhada e consequentemente auxilia a minimizar o odor do corpo.
É por este motivo que normalmente são escolhidas as roupas de tecnologia Dry-Fit para compor a primeira camada deste sistema. Entretanto é importante que você saiba ainda, que o tipo de gramatura da peça escolhida pode ser diferente conforme a necessidade do atleta.
Mas, você deve levar em consideração que uma peça muito grossa não é ideal para a primeira camada, já que ela poderá limitar os movimentos necessários durante as trilhas.

Segunda camada, Camada térmica ou Middle layer

Essa será a camada que ficará acima da base layer. Ela é muito importante em cenários mais frios já que essa peça é a chave para que o corpo humano não perca muito calor para o meio. É por este motivo, que na grande maioria das vezes, os trekkers optam por um tecido do tipo fleece que gera o aquecimento ao corpo por conta da sua textura aveludada.

Camada externa ou external layer

Como o seu próprio nome sugere, a camada externa é aquela que estará por cima de todas as outras deste sistema. Ela tem o papel de atuar como uma barreira física nos protegendo dos fortes ventos durante o trajeto.
Além disso, é esta camada que deverá atuar com potencial de impermeabilidade, agindo como fonte de defesa contra chuvas. Além disso, essa camada também é capaz de proteger contra cortes de galhos que nos atingiram de maneira leve.
O tipo de peça a ser utilizada para essa camada depende dos desafios encontrados na trilha. Podem ser utilizadas tanto jaquetas mais simples, como os modelos mais complexos e com maior resistência.
As capas de chuva e os ponchos não podem ser considerados como uma vestimenta de terceira camada, já que eles são mais utilizados em situações pontuais como a mudança de tempo, como na chuva.

Coluna D’água Suportada x Tempo de Impermeabilidade

Ao escolher um dentre os diversos modelos de roupas existentes no mercado, você perceberá que existem inúmeras tecnologias que irão conferir um maior valor às suas peças, tanto de forma funcional como de forma monetária.
Por isso, antes mesmo de pegar a peça mais cara do mercado, entenda que, quando falamos de peças impermeáveis, um modelo intermediário normalmente já satisfaz bem as necessidades para a realização do trekking de maneira geral.
A coluna d’água é uma unidade de medida usada na indústria outdoor para descrever o grau de impermeabilidade do material. Dessa forma, de acordo com os padrões internacionais, para que um tecido possa ser considerado impermeável, ele deverá aguentar no mínimo 1500mm de coluna d’água.
Por isso, quando você for escolher a sua peça, considere em adquirir um modelo de 2000mm, já que estes tecidos serão capazes de aguentar chuvas regulares por curtos períodos de tempo, sendo mais versátil de ser aplicada.
Agora, caso você queira saber qual a resistência da tecnologia de impermeabilidade que a sua jaqueta suporta num momento de chuva, basta contar quanto tempo ela irá resistir à água através de um teste do chuveiro.
O trekking é uma atividade ao ar livre, por isso, encarar algumas situações de chuva também farão parte da nossa trajetória de conexão com a natureza. Dessa forma, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sanar suas principais dúvidas sobre roupas impermeáveis.