Trekking com acampamento: Checklist de equipamentos para não esquecer!

Muitos trekkings que fazemos são em um único dia, com travessias e caminhadas mais curtas e suaves. Contudo, os trekkings mais extensos demandam mais organização e nem sempre acampamento (maioria das vezes) é estruturado. Para os praticantes do trekking tudo é melhor com desafios, sem perrengues é claro! Então as trilhas de maior duração exigem mais capacidade física e mental e a adição de equipamentos para passar a noite em um acampamento vira sinônimo e estímulo de aventura.
É importante estudar e saber exatamente do que se precisa para que todas as necessidades sejam supridas. Tanto para quem já pratica, como para quem está pensando em se desligar do estresse do dia a dia e embarcar na aventura. Sendo assim, espero que esse artigo traga boas dicas para os aspirantes do trekking que desejam se conectar com a natureza de forma segura, eficiente e sem se esquecer de nada importante.

Tipos de acampamentos

Assim como os trekkings, os acampamentos podem variar conforme o desejo do grupo ou o local que nós escolhermos para explorar.

Nem todos os grupos de trekking passam todas as informações necessárias para uma travessia com acampamento. Há muitos grupos despreparados e sem noção alguma do que realmente precisa ou não em casos como esse. Então hoje, eu vou ressaltar algumas informações e dicas para que quando você coloque em prática a atividade, não encontre interferências e passe perrengue.

Em geral, existem três tipos de acampamentos: o acampamento com estrutura, o selvagem e o bivaque.

Acampamento estruturado

Como o próprio nome sugere, os acampamentos com estrutura possuem algumas facilidades e comodidades ao trekker. Posso citar as instalações de banheiros, cozinhas, eletrodomésticos e outros suportes no local que você vai explorar. A área em que a estrutura é montada possui uma certa segurança inclusos ao valor que você paga para instalar a sua barraca. Lá nós podemos usufruir do que é ofertado sem muitos percalços.

Esse é o tipo de acampamento mais recorrido e utilizado pelas pessoas, e isso pode ser resultado das vantagens que ele apresenta. Além disso, ele também é escolhido por pessoas que entraram para o mundo do trekking há pouco tempo e não possuem experiências com trilhas. Para essas, é necessário um apoio para se acostumar com esse novo estilo de vida. A escolha desse acampamento também é feita por famílias que admiram o trekking e querem fazer isso de forma unida e divertida, aproveitando junto com as crianças.

Normalmente você consegue chegar a esse tipo de camping com seu próprio veículo, sem precisa andar muito com sua mochila cargueira.

Acampamento selvagem

A dica desse também está no nome, o acampamento selvagem está isento de todo o conforto e comodidade que é apresentado pelo acampamento de estrutura que vimos anteriormente. Porém é o que mais gosto por um único motivo: normalmente não tem ninguém, é você e seu grupo curtindo. Então imagine acampar do lado de uma cachoeira para chamar de sua!

Esse trekking normalmente está em travessias, expedições e montanhismo que desafiam a resistência do trekker, por isso não se arrisque caso não esteja preparado.

O local desse tipo de acampamento normalmente é público e não possui restrições. Ele pode ser em florestas, praias, meios urbanos ou em picos de montanhas, possuindo a vantagem de ser econômico ao contrário do acampamento de estrutura. Alguns locais existem cadastro, como é o caso das Unidades de conservação que você pode fazer o agendamento de visita no site gov.com.br.

O objetivo do acampamento selvagem é o contato mais intimista e talvez desafiador com a natureza, ficando totalmente exposto aos possíveis perigos do lugar escolhido por isso é importante ressaltar que a realização do acampamento do tipo selvagem deve ser feita por duas ou mais pessoas juntas. Eu não indico que trekkings com esse tipo de acampamento você realize sozinho. Até porque se você precisar de uma pequena ajuda, normalmente não pega celular e caso você esteja em grupo, isso facilitaria.

Acampamento bivaque

Esse é o tipo de acampamento mais simples que pode existir, nele o trekker pode dormir literalmente no relento, utilizando apenas o seu saco de dormir e em algumas ocasiões é utilizado toldos para trazer alguma proteção contra chuvas ou granizo.
Esse tipo de acampamento pode ser planejado dessa forma ou ser utilizado de maneira improvisada por conta de algum problema ou por causa de imprevistos, como destruição do equipamento programado de acampamento ou se alguém se perdeu do grupo e possui apenas a mochila de trekking.
Soldados, escoteiros e escaladores utilizam esse tipo de equipamento para o pernoite, de forma extremamente minimalista e com o menor impacto possível contra a natureza.
Um ponto positivo desse tipo de acampamento é a ausência de muita bagagem e equipamentos, muitas vezes essa falta é vista como algo ruim, mas quem detesta carregar peso pode ser uma vantagem das grandes. Além disso, ele consegue ser mais econômico que o selvagem, já que está isento de levar alguns equipamentos como a barraca.
Vale ressaltar que esse tipo de acampamento não é para amadores ou pessoas sem experiência necessária.

Há travessias, como a de Petrópolis x Terezópolis, que possuem esse tipo de acampamento com infraestrutura mínima. O que ajuda muito, pois esse trekking é considerado moderado/difícil.

Trekking com Acampamento

Primeiro defina o seu tipo de trekking com acampamento

Antes de entrar de cabeça na aventura, é importante manter a calma e escolher qual será o tipo de acampamento ideal para seu trekking. 

Então, algumas perguntas:

Eu tenho realmente vontade de acampar ao praticar trekking?

Se a resposta for não, indico não prosseguir com a ideia, já que para isso tem que aceitar e entregar com o coração, mente e corpo aberto para os desafios e momentos que você viverá.

Mas se a resposta for sim, continue respondendo as perguntas para conseguir o match perfeito.

Tenho experiência?

Muitas vezes a pessoa tem a curiosidade de participar do trekking com acampamento, para sentir como é a experiência e o frio na barriga que isso causa, porém, essa pessoa também pode não ter a vivência que é imprescindível para algumas opções de acampamentos. 

E para pessoas assim, eu indico que se analise a opção do acampamento de estrutura, já que lá terá um maior respaldo e estrutura que possibilite a ambientação para a nova experiência que está sendo criada ou considere ir com alguém que possua experiência para ter como apoio.

Equipamentos de acampamento para não esquecer ao praticar Trekking

Com tantos detalhes e informações é natural que você esqueça algo, mas esse momento é exatamente para recolher informações necessárias e se lembrar de todos os equipamentos essenciais para realizar um acampamento de trekking digno de altas fotos no Instagram!

Entenda a relevância de levar os principais materiais a seguir:

Barraca

A barraca não pode faltar de forma alguma para as pessoas que seguirão o acampamento de estrutura ou selvagem. Ela nos dá  proteção contra chuva, ventos e animais, além de trazer privacidade quando o acampamento é coletivo. 

A barraca não pode simplesmente existir, ela deve ser de boa qualidade para garantir as vantagens que citei acima. Sendo assim, não caia na tentação de comprar uma barraca de qualidade inferior, e realize testes caso opte por aquelas já usadas em sites de compras. 

Lembre-se, a barraca será o seu “escudo” principal contra tudo. Por isso, invista em uma que seja ideal para a quantidade de pessoas que irá ficar dentro dela e antes de usá-la principalmente em uma travessia, faça um teste, monte em casa e não esqueça nenhum detalhe dela que impeça a montagem!

Saco de Dormir

Esse deve estar presente em todos os acampamentos, sem exceção. Mesmo que você utilize a barraca, terá que providenciar um saco de dormir para dormir com o mínimo de conforto, sem passar frio, levando em consideração as circunstâncias de temperatura e local de acampamento.

Este equipamento  possui certo isolamento de temperatura e impermeabilidade, conferindo proteção contra ventos e temperaturas baixas. O saco de dormir é o principal recurso utilizado pelos praticantes de trekking, e por isso precisam ter uma qualidade elevada. Se você ainda não comprou um, fique atento ao tipo de temperatura suportada aliado ao local que irá acampar.

Fogareiro no Trekking ou acampamento

Fogareiro

Ficar sem cozinhar ou esfregar pedaços de madeira para gerar fogo? Nada disso! Não precisamos de perrengue na trilha ou camping! Comer uma comida quentinha é dignidade né?

O fogareiro é um recurso super importante quando a travessia são de alguns dias de duração, inclusive os modelos específicos para acampamento são mais compactos e leves para facilitar o transporte ocupando menos espaço. 

Esse equipamento é extremamente utilizado em acampamentos de estrutura e podem ser levados em equipamentos selvagens também, sendo raros nos bivaques. 

Se preocupar com a preparação da comida é algo primordial, e possuir fogo para isso passa a ser uma necessidade cada vez mais priorizada entre nós trekkers.

Vasilhames

Não faz sentido ter fogareiro e não levar os vasilhames para cozinhar, não é? 

Por isso, se sua intenção é passar mais dias acampando e se alimentar de forma saudável e acessível é importante lembrar de levar alguns recipientes para preparar e armazenar as comidas. 

Não precisa ser muitas, pois isso ocupa bastante espaço, basta ser o suficiente para a quantidade de pessoas que irão com você para a aventura, e diminua a quantidade caso exista a possibilidade de que seja possível lavá-las sem gastar a água para consumo. Atente-se para levar itens que sejam leves também. Normalmente os itens são:

  • 1 ou 2 panelas pequenas;
  • Copo;
  • Colher para cozinhar;
  • Colher para comer;
  • Recipiente ou prato;
  • Faca ou canivete;
  • Abridor de lata (caso leve algo enlatado)
  • Isqueiro ou fóforo

Itens de banho

No momento da higiene dê preferência aos itens de banho ecológicos e biodegradáveis, como buchas vegetais, shampoo, condicionador e sabonete em barras com embalagens recicladas, escovas de madeira e papel higiênico sustentável.

Além desses, a pasta de dente é essencial para que a higiene do corpo humano se mantenha nesse período, aproveite todas as oportunidades de fazer a limpeza correta. 

Leve todos esses itens em quantidade suficiente para os dias que ficará off.

Purificador de água

Nem sempre é possível encontrar água totalmente adequada para consumo, lembre-se de colocar em sua mochila um purificador em pastilhas de água para que essa se torne própria para consumo, como o Clorin ou Hidroesteril.

Esse item é muito importante, não ocupa espaço e não possui preço elevado, então não tem desculpa para se esquecer de incluir ele na lista!

kit primeiros socorros para trilha

Kit de primeiros socorros

Nunca sabemos se você ou alguém poderá machuvar. Por isso, devemos sempre estar precavidos com um kit de primeiros socorros contendo a maioria das coisas necessárias para conter uma emergência.
Nesses kits normalmente é possível encontrar uma tesoura, uma pinça, um antisséptico, alguns curativos ou faixas, um frasco de álcool 70%, água oxigenada ou boricada, uma solução de iodo, gazes esterilizadas e ataduras de crepe, assim como alguns medicamentos para dores de cabeça, muscular, alergia.
Parece muito, mas são todos os itens importantes para realizar curativo ou ajudar em algum acidente.

Lanternas e pilhas

Se o camping não é estruturado, você vai precisar de uma lantera e deve evitar ficar usando a do celular, por dois motivos, primeiro porque você precisa ficar segurando e pode deixar cair e segundo a bateria pode acabar e você precisar do celular. Por isso dê preferência para uma lanterna de cabeça.

E lembre-se de levar um carregamento de pilhas extras, para repor quando as outras começarem a falhar. Há muitas opções de lanterna com bateria mas analise quando tempo elas duram e se bate com o tempo que estará no trekking. Lembre-se também que quando mais frio, menos tempo dura as pilhas e baterias, inclusive as do celular.

Isolante Térmico

É o grande amigo do saco do dormir. IMPRESCINDÍVEL. Esse equipamento possuem o objetivo de fornecer isolamento de temperatura para aqueles sacos de dormir ou barracas que já possuem alguma proteção, ou também para aqueles que não detém de nenhum tipo de isolamento. É um grande erro não usar o isolante e corremos o riso de perder temperatura em contato com o solo.

Eu sempre utilizo o isolante, pois além de um certo conforto eles protegem das temperaturas mais baixas, necessitando de algo que me esquente com maior intensidade para evitar a hipotermia. Existem vários tipos, com espuma, estilo EVA, insufláveis, infláveis e casca de ovo. Tenho um inflável hoje e que tem um conforto muito bom pois eu sentia muito de sair da minha cama para o chão. rs. Porém fique atento pois se ele furar, já era, então eu sempre ando com os reparos, que podem ser os de câmara de pneu. Até hoje não precisei, mas vai quê!

GPS Wikiloc

GPS, mapas e bússolas

Esses equipamentos são extremamente essenciais em trekkings que duram dias e em territórios extensos. Negligenciar ou achar que já conhece o espaço pode ser um problema, sempre leve consigo para caso seja necessário. Existem GPS’s específicos com o Garmin ou você pode utiliza o wikiloc instalado no celular, porém não esqueça de baixar a treklog antes de se aventurar no mato. Aconselho levar powerbank, poi o uso do gps no celular consome a bateria.

Roupas específicas para trekking ou em acampamento

Estude o clima do território e leve roupas e botas de trekking ideais para que o frio ou o calor não seja um empecilho para a sua diversão. Escolher as peças mais confortáveis também é uma tática importante na hora de fazer a mochila, já que você irá caminhar bastante ao longo do dia, mas a noite pode fazer frio.

Conclusão

O trekking é muito diversificado e nós podemos aproveitá-lo de várias formas, mas sem deixar de fazer o check list para evitar que algo seja esquecido.

Sendo assim, analise bastante todos os equipamentos e informações dispostas nesse artigo para que sua aventura seja prazerosa e inesquecível! Tudo isso é muito importante para que nós, trekkers, possamos curtir bastante.

Se você faz uso de algum medicamento diário, ressalto para que não esqueça de incluí-lo no checklist que fizemos.

A aventura que está presente no trekking é contagiante, não é mesmo?! E se gostou, peço que não deixe de conferir outras informações super importantes no nosso blog e comente abaixo!