9 métodos de como purificar água na trilha

Você saberia contornar a situação caso sua água acabe e evitar uma possível desidratação?

Certamente, realizar acampamentos, trekkings ou trilhas requer diversos cuidados, como: separar roupas apropriadas para cada tipo de situação, controlar o peso que irá levar, remédios, kit de primeiros socorros e você não pode esquecer de algo primordial: purificar água.

Além do mais, é necessário ficar sempre atento aos itens primordiais para a aventura, como: barraca, saco de dormir e isolante térmico. E acima de todos esses itens, existe um elemento que não pode deixar de existir nessas viagens, itens para purificar a água.

garrafa com água purificada

Ela é essencial para a sobrevivência de todas as pessoas, sendo ainda mais indispensável quando se está praticando atividade física. Contudo, nesses esportes radicais em meio a natureza baseado em longas trilhas, pode surgir um imprevisto de sua água acabar, e assim seria necessário buscar outros caminhos que façam com que você se mantenha hidratado.

Coletar água em ambientes naturais exige ferramentas específicas e um pouco de conhecimento. Um dos primordiais problemas em questão é a ingestão de água contaminada, correndo o risco de trazer sérios riscos à saúde.

Falando do Brasil, é um país em desenvolvimento e com pouquíssimos estudos sobre a qualidade da água de rios, possui baixos índices de saneamento ambiental, dispõe de pecuária extensiva e a educação ambiental dos aventureiros ainda é um pouco debilitada.

Por isso, se você não se sentir confiante para avaliar de onde vem a água e os riscos existentes, a principal recomendação é que seja sempre conservadora, em outras palavras, faça o tratamento da água.

Sendo assim, na tentativa de conscientizar e ensinar você aventureiro, iremos trazer métodos de como purificar água durante as aventuras no acampamento, trekking e trilhas, para aquelas situações de necessidade.

Itens para comprar e purificar sua água

Pastilha Clorin para purificar águaPurificador de Água Clorin 1mg Envelope com 10 pastilhasComprar na Amazon
Garrafinha para purificar águaGarrafa de Água Philips GoZero Active, AWP2712RDR, estilo squeeze, capacidade 590 ml e Filtro de carvãoComprar na Amazon
Purificador de água - hidrosterilHidrosteril é um potente bactericida de uso doméstico ou profissionalComprar na Araujo

Dicas para pegar a água mais pura possível

Em primeiro lugar, essa dica diz respeito à origem da água que provavelmente você irá consumir. É significativo que você compreenda o ato de coletar a água, antes mesmo de iniciar o processo de purificação.

Se você estiver em uma situação de escolha, reprimir ao máximo pegar água parada, em qualquer tipo de situação, sempre opte por locais que tenham água corrente, pelo fato de que ela não permitirá o acúmulo de resíduo e assim reduzindo a proliferação de fungos e parasitas.

Como também, mantenha-se sempre atento aos arredores, não colete água de espaços próximos ao compartilhados pelos animais que utilizam para tomar banho ou até mesmo fazer suas necessidades, visto que, eles podem contaminar a água.

Porque filtrar a água (vírus, bactérias e protozoários)

Vírus, bactérias protozoários na água

Basicamente, dejetos de humanos ou animais e até mesmo animais mortos em estado de decomposição, conseguem contaminar a água até mesmo em lugares que são mais preservados. Com isso, precisamos entender esses riscos que são chamados de patógenos e porque é necessário filtrar a água.

Vírus

Dentre os vírus mais famosos, são conhecidos a hepatite A, o norovírus e o rotavírus. Esses patógenos são filamentos de DNA de tamanho minúsculo se for comparado com as bactérias e protozoários.

É comum que esses vírus se proliferam por meio dos dejetos de humanos ou animais e podem existir com facilidade em locais que tenham muito acesso de pessoas ou famílias de animais.

Bactérias

Então, é comum que nas águas das montanhas carreguem uma vasta variedade de bactérias e as mesmas possuem tamanhos variando entre 0,2 e 10 microns. As mais conhecidas são a Salmonella e a Escherichia Coli. Existem muitas doenças causadas por bactérias, como: disenteria, tifóide, cólera e muitas outras.

Protozoários

Sobretudo, existem os protozoários. Entre os maiores temos, isto é, os causadores de amebíase e entre os menores temos a Cryptosporidium e o Giárdia. Esses que foram citados e muitos outros protozoários que precisamos ter bastante atenção devido ao grande risco de contaminação por meio das águas.

Sendo assim, o tamanho deles costumam variar entre 1 e 20 micron. Compreender o tamanho desses patógenos é de extrema importância para que seja entendido possíveis tratamentos. Por isso, se programe bem e entenda a necessidade de saber escolher a melhor água para fazer o processo de filtragem.

Importância de consumir água purificada

Antes de demonstrar métodos de purificar a água, deve-se entender porque existe essa atenção em consumir uma água purificada. De fato, é um tema básico, mas que poucos entendem ou dão importância.

A água potável é primordial para a sobrevivência de nós seres humanos, sendo bastante importante em acampamentos, trekkings e trilhas que precisam ser feitos esforços físicos, pelo fato de que perdemos muito líquido quando suamos, sofrendo a desidratação.

Caso ocorra a desidratação, pode surgir a perda significativa em muitos quesitos, como: falta de atenção, raciocínio e concentração; perda de agilidade e velocidade. Afetando diretamente no desempenho físico e mental da pessoa.

E assim, consumir uma água em um estado impuro, além de promover e aumentar a desidratação, pode gerar diversas doenças e infecções. E vamos ser sinceros, ninguém quer ficar doente em meio a uma aventura no meio da mata, não é?

9 Métodos de purificar água

Importância da água no organismo

Sem dúvida alguma, nos dias atuais encontra-se diversos métodos para a purificação da água, Variando as opções entre métodos que são mais simples, que não utilizam nada além de alguns equipamentos, ou métodos que utilizam produtos químicos. Veja logo abaixo.

1 – Filtragem

Certamente a primeira medida que deve ser feita ao pensar em purificar a água é pelo método de filtragem. Este passo consiste em remover possíveis pedaços de folhas, pedras, insetos ou qualquer outro tipo de impureza que encontra-se na água.

Para pôr em prática esse processo é muito simples: com ajuda de um pedaço de pano (é preciso que esteja completamente limpo), o coloque na abertura do recipiente (pode ser garrafa, vasilha, panela, cantil ou algo de sua preferência) e despeje a água com calma para que o pano consiga retirar todas as impurezas externas.

2 – Cloro

De certa forma, essa opção é encontrada com mais facilidade em formato de pastilhas como o “clorin” e também no modelo líquido pelo uso da “água sanitária doméstica” ou “hidrosteril”. Todas essas citadas liberam o cloro de forma igual na água e apresentam o mesmo efeito no processo de tratamento sobre os patógenos.

Você consegue encontrar o cloro na maioria das farmácias, a função deles é agir contra os patógenos e tornar a água própria para o consumo, porém, o seu sabor poderá ficar alterado.

3 – Iodo

Bom, você conhece aquele iodo que é comercializado nas farmácias? Assim como pode aplicá-lo sobre ferimentos, ele pode ser manuseado para purificar a água. Coloque apenas duas gotas do produto por um litro de água e aguarde por 30 minutos para fazer o consumo.

Todavia, esse método, assim como o cloro fará com que a água fique com um sabor um pouco amargo, porém, caso essa seja sua única opção de purificar a água, ela pode te salvar de uma possível situação de desidratação.

4 – Água sanitária

Este método químico de purificar a água é o mais acessível e consequentemente o mais barato pelo fato da maioria das pessoas ter esse produto em casa. Apenas duas gotas são mais que suficientes para fazer o processo de purificar a água e deixar fazer efeito por 30 minutos antes de utilizar a água para consumo próprio e tem o seu sabor alterado.

Tenha bastante atenção, na maioria dos casos a água sanitária possui entre 2 e 2,5% de hipoclorito de sódio o restante é água. Caso encontre outras embalagens que apontem uma dosagem diferente, não utilize de jeito algum.

5 – Hidrosteril

Já o Hidrosteril, contém, praticamente, quase que a mesma composição da água sanitária, contudo acrescentado algumas substâncias a mais, como: hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e água deionizada.

Existem embalagens que tornam a forma de aplicar o produto na água bastante prática, com um conta gotas incluso, evitando que a pessoa despeje mais que o necessário e acabe tornando a água um verdadeiro “veneno”.

Contudo, mesmo que seja comparado com a água sanitária, o hidrosteril por conta de sua praticidade sairá na frente mesmo que tenham a composição química bem semelhante. O modo de uso também é o mesmo, basta aplicar duas gotas para um litro de água e esperar 30 minutos antes de poder fazer o consumo. 

6 – Clorin

Em contraste com os outros métodos que utilizam produto químico, o Clorin possui como produto químico principal o Dicloro-s-triazinetriona de sódio, de acordo com os fabricantes, esse produto consegue ser mais eficiente do que as outras opções no processo do combate a impurezas encontradas na água.

O clorin é comercializado em forma de pastilhas e a embalagem é por meio de cartelas, tornando o transporte muito mais simples. Caso derrube-o na mochila não apresentará problemas pois o mesmo só irá ativar quando entra em contato com a água.

7 – Ferver

Com certeza, o método de ferver a água é um dos meios mais conhecidos, bastante útil no extermínio de possíveis germes e bactérias que encontram-se na água, mas pode ser um problema parar ferver a água e mesmo resfriá-la.

Para realizar esse método, você precisa levar na viagem uma lata de alumínio, fogareiro e isqueiro/fósforo, em outras palavras um kit para trekking. Com tudo em mãos, você irá coletar a água com a lata de alumínio, levar ao fogareiro e deixar fervendo por aproximadamente 10 minutos.

Assim, quando a água esfriar, já estará pronta para o consumo. É recomendado que mesmo após a filtragem você deve colocar a água para ferver e assim irá garantir que a mesma fique mais segura para o consumo.

8 – Filtro portátil de carvão

Se por acaso, você não quiser adotar nenhum outro método de purificar a água, existe a opção de utilizar um filtro portátil purificador de água. Basicamente ele funciona semelhante aos filtros tradicionais encontrados na maioria das casas.

Como o nome já diz, é um filtro portátil, por isso o seu tamanho é menor e muito mais leve, ele foi criado justamente para caber nas mochilas ou bolsas de viagem para serem utilizados durante as trilhas.

Existem vários modelos, onde em alguns você conseguirá apenas consumir a água diretamente da origem e em outras opções você poderá encher um recipiente para consumir a água posteriormente.

9 – Banho de sol

É isso mesmo, o banho de sol é capaz de matar praticamente todos os microrganismos que estão na água. Este método é bastante verídico e bem simples de ser feito, basta colocar a água em uma garrafa de plástico transparente e deixá-la exposta ao sol.

Porém, existem alguns fatores que podem dificultar esse método, como por exemplo: ao longo das trilhas, fazemos muitas caminhadas, subidas e descidas, carregar uma garrafa de água nessas situações pode ser algo que vai causar um peso desnecessário.

Em outra questão, alguns locais possuem mata fechada, e isso fará com que o sol não atinja a sua garrafa e consequentemente esse método irá falhar. O fator clima também pode prejudicar, pelo fato de que, em dias chuvosos não há tanto sol.

Dicas extra

garrafa de água

Um ponto muito importante para ser levado em consideração sobre a contaminação da água é no seu processo de armazenamento. Filtrar a água e colocá-la dentro de um recipiente que já esteja contaminado será considerado um tempo perdido e água permanecerá com impurezas.

Em alguns casos de falta de água, existem algumas frutas que podem saciar a sua sede e evitar uma possível situação de desidratação. Por isso, se conseguir, leve contigo na trilha frutas ricas em água, como: bananas, maçãs, laranja e outros alimentos comuns para praticantes de trekkings.

Quanto de água levar para a trilha

De acordo com os profissionais da área de saúde, em um dia normal, é recomendado que o adulto beba por volta de dois litros de água. Contudo, em situações em que se faça alguma atividade física, essa quantidade de água pode chegar a dobrar.

Também, é de extrema importância que você tenha noção do percurso que irá fazer, se existirão fontes de água pelo caminho ou não. Se caso não houver, é necessário que você leve toda água necessária para o seu consumo ou aplique algum método de purificar a água.

Vale ressaltar também que em algumas situações de trilhas você precisa passar mais de um dia na mata, por isso, leve água para o consumo próprio, preparar refeições, escovar dentes e lavar prováveis ferimentos.