Kit de cozinha para Camping: Saiba o que levar!

Preparar uma refeição em uma cozinha de acampamento é uma coisa completamente diferente do nosso habitual, pelo simples fato de não ter disponível a maioria dos utensílios que encontramos na nossa própria casa e a facilidade dos eletrodomésticos. Contudo, se você se preparar direitinho e montar um kit de cozinha para camping, poderá se sair melhor do que o esperado.
Boa parte das pessoas não ousam se arriscar em aventuras desse tipo por conta dessa dificuldade e preferem se alojar em acampamentos que já possuem restaurantes ou cozinha inclusos, já outros tipos de desbravadores, optam e acham que a melhor parte da aventura é sair um pouco do conforto de casa.
Contudo, antes de sair por aí e acampar, é necessário realizar um planejamento das refeições todo estruturado para saber quais utensílios e ingredientes vão ser utilizados para preparar as comidas.
Então, se você estava procurando dicas de quais acessórios são essenciais para você preparar uma refeição no acampamento, chegou ao lugar certo.

kits cozinhas para trekking

kit cozinha acampamento com fogareiroConjunto de utensílios de cozinha para acampamento: Pote, Panela, Chaleira, Talheres e Fogareiro
Ótimo custo benefício para quem não tem nenhum kit
Compre na Amazon
kit cozinha com espiriteira a alcool13 utensílios de cozinha de panelas para camping: Pote, espiriteira a álcool, garfo dobrável, Mosquetão.
Vantagem da espiriteira é o preço do álcool
Compre na Amazon
kit cozinha trekking - Panelas, faca, garfo, colherKit cozinha ultraleve ideal para trekking com travessia: talheres e Panela
Leve e compacto
Compre na Amazon
kit cozinha trekking10 unidades Kit de panelas, Pote/Tigelas Mochila, colher de pau e mosquetãoCompre na Amazon
kit panelas para trekking e acampamentoKit de panelas de acampamento antiaderente, 3 peçasCompre na Amazon

Tipos de Acampamento

Barraca na trilha

Acampamento Livre

Os acampamentos livres na maioria dos casos são próximos a rios ou lagos e possuem pouca ou nenhuma infraestrutura. Esse estilo de acampamento era bem visto nos anos 70 e 80 em que boa parte das cidades turísticas, praias e os parques florestais permitiam esse tipo de alojamento.
Nos dias atuais, existem algumas mudanças em favor da prevenção e proteção do meio ambiente e mesmo assim é possível encontrar alguns locais que são permitidos acampar. Contudo, esses lugares são supervisionados e contam com algumas taxas para se alojar.

Acampamento Selvagem

Os acampamentos selvagens são aqueles que não possuem nenhum tipo de infraestrutura, simplesmente você se instala no meio da natureza. Sendo bastante cogitado por pessoas que procuram mudar um pouco a rotina e fugir do ambiente mais urbanizado.
É um ambiente onde você não irá encontrar nenhum tipo de utensílio a não ser os que irá levar e não é cobrado nenhum valor para se alojar no local. Por conta disso, é muito importante fazer planejamentos do que será necessário levar na viagem e não colocar coisas “inúteis” para não carregar muito peso.

Particularmente é o meu preferido no trekking de longa distância, pois como o acampamento é perto de algum ponto de água, você tem fácil acesso, dorme com aquele barulho maravilhoso.

Acampamento Estruturado

Já os acampamentos estruturados são conhecidos por ser o xodó das pessoas que preferem um conforto maior e ao mesmo tempo desfrutar de novas aventuras fora do ambiente urbanizado.

Esse tipo de local é próprio para se acampar, possui uma ótima infraestrutura, com banheiros normalmente com água quente, iluminação, área de lazer e muitas outras atrações. Você pode encontrar acampamentos desse tipo que são gratuitos e outros pagos, por isso, pesquise bem onde vai se alojar.

Trekking e seus tipos

Basicamente, o trekking é um esporte que na primeira impressão é tido como algo extremamente complicado e na verdade é algo bastante simples e a maioria das pessoas podem fazer com muita tranquilidade, segurança e planejamento.
Para quem quer começar a praticar esse esporte, é de grande importância você realizar as primeiras trilhas sob a supervisão de um guia profissional capacitado na área e de preferência que já conheça todo o percurso a ser feito.
Existem alguns tipos de trekking, tanto para o lazer quanto para a competição e assim alguns fatores podem mudar como a velocidade, distância, duração e regularidade.

Trekking feito em um dia

trekking de regularidade

Ou também conhecido como Hiking, é o mais comum e por onde começamos e pode ser uma ida a uma cachoeira ou uma contemplação de algum pico.

Comum principalmente próximo dos grandes centros da cidade pelo fato de ser de curta a duração. São por volta de 10km de caminhada e bem estruturada com seu início e fim bem definidos. Pode ser realizada de um ponto a outro ou até mesmo bate e volta.

Trekking de travessia/longa distância

Trekking longa distância

Já essa atividade possui o objetivo de realizar uma travessia de um local para outro. Esse estilo é praticado geralmente em grupos de pessoas que carregam com suas mochilas cargueiras para o acampamento com os acessórios de dormir e o um kit de cozinha trilha. A duração pode variar de acordo com o percurso escolhido e exige um certo preparo para suportar o peso x distância x dificuldade.

Trekking de regularidade

Trekking de regularidade

Em diferença aos outros, esse estilo esportivo já é direcionado à competição e também possui um pequeno diferencial em comparação às outras modalidades pelo simples fato de que o atleta só poderá saber o percurso no momento do início da prova.
O trajeto é elaborado pela organização técnica, com regras bem específicas de qual será o tempo e local realizado. As provas podem contar equipes de no mínimo três e no máximo seis integrantes e nessa questão o que vale é a capacidade de ficar no trajeto dentro de um tempo definido.

Trekking de velocidade

Trekking de velocidade

E por fim, esse modo também é entendido como “trekking de aventura” e possui o objetivo de conquistar os “postos de controle” que são escolhidos previamente pela organização técnica da prova.
Assim, isso torna essa modalidade também competitiva pelo fato de que a equipe de atletas se reunir e definir qual caminho irá seguir para chegar ao respectivo posto e assim conquistá-lo no menor tempo possível.

Checklist de itens do kit de cozinha no camping

kit cozinha com canivete colher e garfo

Vale ressaltar, que existem diversas opções de equipamentos de cozinha que são bem úteis para aquelas pessoas que buscam praticar trekking.
Com a ajuda deles você consegue trazer um pouco de praticidade nesse momento importantíssimo do acampamento pelo fato de que é preciso se alimentar direito para ter suas energias renovadas para o dia seguinte. Confira abaixo os utensílios e suas funções que irão facilitar a sua vida no camping para não esquecer.

Kit de talher – garfo, colher e faca para sua cozinha no camping

Esse kit é bem útil para quem quer carregar esses três itens juntos para não correr o risco de se esquecer, contudo, se conseguir, não abra mão de levar os talheres de modo separado. Não há necessidade de comprar um super kit com tudo junto em um mesmo item. Podem ser itens separados, desde que você não esqueça o mesmo. Eu tenho uma colher de plástico para comer, uma colher para cozinhar e um canivete. De fato é suficiente.

Prato ou vasilha para comer

Tenho uma cumbuquinha de plástico que serve tanto para picar algum alilmento como também serve para comer. Elas são mais fundas que os pratos e além do mais uma dica extra é escolher as que possuem tampas, já que ficam mais fáceis de transportar com alimentos dentro. Por exemplo, você pode levar um arroz pré-cozido congelado ou carne, também congelada e evitar sujar a cargueira.

Canivete é indispensável no seu kit de cozinha para camping

canivete para acampamento

É um item que se você esquecer, irá se arrepender muito por ser bastante útil na cozinha já que com ele você pode conseguir abrir latas, garrafas e tirar rolhas. (Há no mercado alguns multiusos com essas funções)

Fogareiro + gás

fogareiro multicombustível para acampamentos

Existem diversos tamanhos e modelos de fogareiro com até mesmo a panela integrada. Por isso, pesquise e faça a escolha do que mais irá atender com base nas suas necessidades. Não se esqueça de levar sempre cartuchos extras do gás utilizado no fogareiro. Caso você utilize outro tipo de fogareiro, como o caso da espiriteira, não se esqueça de todo o conjunto: combustível, espiriteira. 

Isqueiro, caixa de fósforo ou pederneira

Mesmo que o fogareiro tenha o acendedor automático é importante levar o isqueiro ou caixa de fósforo para que você consiga acender o fogo do fogareiro com facilidade caso falhe o acendimento automático. Uma dica extra é levar também uma pederneira, equipamento básico que produz faíscas ao ser riscado, bem útil para fazer uma fogueira caso o seu fogareiro apresente problemas.

Panelas pequenas ou frigideiras

panela em fogareiro

Se você escolheu um fogareiro com a panela inclusa, já ganhou um acessório bastante útil. Mas caso contrário, leve uma ou um kit de panela compactas. Ultimamente tenho andado apenas com uma panela pequena e é suficiente para fazer tanto o preparo da almojanta como ferver uma água ou fazer ovos pela manhã. Existem frigideiras pequenas e levas e é bem legal também para compor o kit.

Caneca ou copo devem fazer parte do seu kit de cozinha

caneca ideal para trilha

Entre uma caneca ou um copo, prefira a primeira opção, pois assim será útil tanto para as bebidas quentes quanto as mais frias. Além do mais, a caneca fica bem legal na composição das suas fotos, tomando aquele cafezinho quente ou mesmo um chocolate.

Garrafa para armazenar água

Garrafa ou sistema de hidratação vai do gosto do viajante. Contudo, dê preferência a levar ao menos uma garrafa, pois assim você conseguirá coletar água caso venha a terminar. Eu mesmo ando com uma garrafa pet de 2 litros vazia e quando chega no acampamento já deixo ela cheia para pequenos usos para cozinhar, escovar os dentes, lavar a panela e fazer o café no dia seguinte, sem ter que ir novamente coletar água. Para beber, por facilidade uso um reservatório do tipo camelback.

Sacos de lixo ou potes

Você não quer deixar o local sujo, não é mesmo? Por isso, existem pequenos rolos de saco de lixo que podem ser transportados com facilidade ou mesmo aquelas sacolas mais reforçadas. Como não gosto de andar com nada pendurado na mochila, geralmente uso algum pote que foi com alimento para voltar com o lixo, assim evita rasgar e ficar no caminho, assim como evita cheiro pois vai dentro da cargueira.

Coador de café

Se você for um dos amantes ou viciados de café não deve jamais esquecer de levar esse acessório importantíssimo. Por isso, dê uma passada no mercado e compre o coador para não ficar sem sua dose diária de cafeína. Evite levar os de papel para evitar rasgar e a dificuldade de uso. Tenho um de naylon muito bom e também já vi uns de inox de fácil uso e lavagem.

Esponja e sabão para lavar pratos

Nada de guardar talheres, vasilhas, panelas ou qualquer outro tipo de utensílio de cozinha sujo na mochila. Por isso, leve na cargueira esponja e sabão para lavar tudo direitinho e assim não sair por aí carregando uma mochila nas costas com um cheiro estranho e nada agradável. Mantenha dentro de uma sacola para evitar cheiro na sua cargueira também.

Leve uma bolsa térmica no seu kit de cozinha para camping

Não é essencial, caso você esteja começando a praticar trekking agora, mas a bolsa térmica vai te servir muito no acampamento. Com ela você conseguirá armazenar por mais tempo alimentos frescos ou até mesmo fazer com que a comida que você preparou não perca a temperatura rapidamente e venha a estragar. Como eu sempre levo a comida congelada ou mesmo o frango para preparar no dia seguinte, eu coloco dentro de um plástico e no meio da cargueira, onde não pega sol. Assim ainda chega na temperatura adequada para não perder.

Checklist de outros itens que devem ser levados ao camping além do seu kit de cozinha

kit primeiros socorros

Bom, além de itens de cozinha, você também deve se atentar a levar acessórios que vão garantir uma comodidade maior ao acampar na natureza, como por exemplo itens de dormir, roupas específicas para cada tipo de clima e ocasião, saúde, higiene e muitos outros, veja a logo abaixo.

Papel higiênico ou lenço umedecido

Talvez você precise deles para fazer uma limpeza pessoal ou até mesmo tirar algumas impurezas nos itens de cozinha. Lembre-se de não descartar no meio da mata esses tipos de papéis. Há caso que você pode usar o lenço umedecido para um banho em que não haja pontos de águaa na trilha

Roupas (parte de cima)

Rapaz no trekking de montanha

Essa parte é muito crucial e deve ser feita de acordo com vários fatores e a maioria deles são causas naturais. Por isso, uma dica é pesquisar sobre as situações climáticas do local de acordo com a estação do ano, se possui muitos insetos, tipo da mata e por aí em diante.
Em locais abertos, que tenham muita luz solar, é importante você carregar na mochila uma camisa contra raios ultra violeta. Com ela você poderá ficar um pouco mais protegido.
Em regiões mais frias, deve ser utilizado roupas térmicas e mais grossas para que você sinta o mínimo de frio possível. Caso contrário, terá uma noite bastante difícil, já que nesse período a temperatura está baixa consideravelmente.
Camisas leves também devem ser levadas. Acampamentos que ficam bem próximos de rios ou lagos possuem a temperatura um pouco mais fresca, por isso pode ser utilizado
camisas de regata sem dificuldade alguma (a não ser que os insetos incomodem). Temos um outro post sobre sobre roupas de trekking que recomendamos visitar.

Roupas (parte de baixo)

As partes de baixo, não possuem tanto mistério assim como as de cima. Não precisa de muitas peças, já que sujam menos que as camisas e a dica continua sendo a mesma, pesquise sobre o local em si que estará instalado o suposto acampamento para evitar ser pego de surpresa.
É recomendado você levar shorts confortáveis em ambientes com temperaturas mais frescas e com muito sol, pois assim você evitará suar no meio das pernas, ficar assado e consequentemente evitar o seu rendimento no restante da aventura e sabemos que você não quer isso.
Entretanto, não esqueça que você pode fazer trilhas com plantas e folhas por todos os lados, sendo assim, leve ao menos uma calça comprida para evitar que a mata incomode na hora de caminhar. E, não se esqueça da roupa de banho muito útil para as regiões que possuem rios ou lagos, você pode querer tomar um banho. Porém evite andar com roupas de banho por longas distâncias pois elas costumam provocar assaduras.

Calçados

Trekking - Cargueira, bota e bastaão de trilha

O que calçar também entra na lista do que se deve levar na bagagem ao pensar em acampar. Essa parte também é muito importante, pois a depender do que você irá calçar, afetará consideravelmente o seu desempenho diário.
As botas são recomendadas para todos os tipos de aventureiros, com elas você conseguirá enfrentar as atividades que envolve caminhar pelas trilhas da mata. Procure utilizar as botas que possuem uma maior resistência na parte da sola, assim você não sentirá nenhum desconforto ao pisar em algo pontiagudo e também, dependendo do tipo da bota, ajudam a sustentar caso esteja com uma cargueira.
Já nas partes de se alojar nas barracas, repousar, passear por locais de areia, ficar sentado ao redor da fogueira e outras atividades mais tranquilas, você poderá utilizar uma boa sandália, papete ou crocs para ficar confortável 

Barraca, saco de dormir e isolante

Essa categoria é uma das que estão no topo de prioridades que você deve levar em consideração quando for pensar em acampar. É com elas que você vai conseguir descansar depois de um longo dia de aventuras e renovar suas energias para o dia seguinte.
Primeiramente, antes de comprar a barraca, você deve saber quantas pessoas vão dormir com você. Se você estiver sozinho pode comprar uma que caiba duas pessoas, pois assim terá espaço para você dormir e suas bagagens.
O material das barracas também devem ser observados, nem todas conseguem ser impermeáveis à água ou até mesmo resistentes a fortes ventanias e chuva. Procure escolher as que possuem costuras seladas e com o teto de qualidade, assim você ficará mais tranquilo com essas causas naturais.
Com a barraca já em mente, hora de escolher qual cama irá dormir, caso você fizer uma escolha errada, pode ser que você tenha uma noite de sono bastante complicada.
O isolante térmico e saco de dormir são essenciais e de fácil transporte.Existem pessoas que não conseguem dormir sem travesseiro e vamos ser bem sinceros, dormir com a cabeça sentido diretamente o solo não deve ser nada confortável não é mesmo? Por isso, existe a opção de você levar um estilo de almofada especial para viagens que é bem compacta e tem a mesma funcionalidade, do tipo que você pode inflar na hora. (eu uso o meu saco estanque como travesseiro quando falta espaço na cargueira)

Kit de primeiros socorros

Não vale se esquecer do kit de primeiros socorros, certo? Invista em analgésicos, band-aids, relaxante muscular, antissépticos e outros que julgar necessário. De forma resumida, leve suprimentos básicos que são de extrema importância quando iremos se alojar no meio da mata, longe de médicos e hospitais.

Iluminação

lanterna de cabeça na trilha

A depender do tipo do camping irá influenciar no estilo de iluminação do local. Porém, mesmo que seja um acampamento organizado, não deixe de levar a sua lanterna e baterias reservas, mesmo em camping estruturado com iluminação é importante ter a sua própria lanterna. Eu acho prático a de cabeça, você fica com as mãos livres e pode usar dentro da barraca, basta deixá-la em um ponto mais alto.