Destinos de Trekking mais bonitos do mundo

Quer praticar o trekking aproveitando as belezas naturais, mas não sabe qual destino escolher? Destinos de trekking mais bonitos do mundo

O trekking é um esporte ao ar livre que permite ao atleta uma maior conexão com o ambiente a sua volta. Praticar trekking significa estar disposto a explorar caminhos e desafios desconhecidos e, ao mesmo tempo, desfrutar de paisagens e sentimentos únicos. Para isso, você deve saber escolher a trilha ideal para os seus objetivos. Por isso, este conteúdo tem o objetivo de listar os destinos de trekking mais bonitos espalhados pelo mundo!

E aí? Está pronto para essa aventura?

Então vem com a gente!

Por que praticar trekking?

trekking ou hiking

O trekking é uma atividade única capaz de proporcionar não só a sensação de liberdade e conexão com o mundo à nossa volta, como também nos ajuda a nos desafiar fisicamente. Isso acontece, pois apesar de ser um esporte de caminhada, a dificuldade do trekking está diretamente relacionado ao tipo de trilha cursada.

Além disso, como o trekking exige uma relação mais direta com a natureza, existe ainda a necessidade de adquirir uma maior resistência física e a perspicácia para lidar com situações incomuns, ocasionadas pelo clima, pela presença de animais estranhos e dos terrenos instáveis.

No trekking, o que indicará a dificuldade da trilha não será necessariamente a distância percorrida e sim as condições do ambiente à nossa volta. É por isso que é tão importante que estejamos preparados com as roupas adequadas e os equipamentos necessários na nossa mochila de aventuras.

Entre todos esses fatores, o trekking ainda possui a seguinte vantagem: ele não é um esporte limitado a uma região ou a um tipo de clima e temperatura. O esporte pode ser praticado em inúmeros cenários ao longo do mundo e foi pensando nisso que trouxemos alguns dos principais destinos para trekking espalhados pelo mundo.

Confira:

10 lugares ao redor do mundo para praticar trekking:

Existem inúmeros destinos com paisagens de “tirar o fôlego” espalhadas pelo mundo. Entretanto, este conteúdo teve como objetivo selecionar as paradas obrigatórias para qualquer brasileiro além das nossas fronteiras.

  1. Grand Canyon, Estados Unidos
Trekking nos Grand canyons

Um dos destinos mais famosos do mundo, conhecido por sua alta rotatividade e beleza inigualável. O Grand Canyon Rim to Rim, ou como diz a tradução literal, de ponta a ponta, trata-se de uma trilha com 75km de expansão, o que exige um preparo mais detalhado da mochila cargueira. 

O seu percurso pode ser realizado em um período médio de 4 a 6 dias e trata-se de uma trilha onde o preparo físico do atleta faz total diferença. De maneira geral, essa não é a melhor opção de trajeto para aventureiros iniciantes, mas sem sombra de dúvidas  deve ser um dos itens na lista de desejos de qualquer praticante de trekking.

O melhor período para fazer a travessia é durante os meses de março a maio e depois entre setembro e novembro. Isso acontece, pois neste cenário existe uma grande variação de temperatura, dessa forma a alta temporada é escolhida considerando os períodos de menor taxa de oscilação, facilitando assim  a prática do esporte.

  1. Everest Base Camp, Nepal
Monte Everest - opção de trekking

Trata-se de uma das paisagens mais incríveis do mundo. O Everest Base Camp é um trekking de recorrentes desafios, que iniciam desde a chegada a Cordilheira do Himalaia.

O cenário das trilhas do Monte Everest já foi o fundo de inúmeros filmes e histórias aclamadas pela mídia, o que pode acabar gerando um maior receio sobre os aventureiros. Entretanto, é importante lembrar que existem trajetos de dificuldades distintos para serem explorados pelos atletas. 

Todos eles exigem um elevado preparo físico e organização de equipamentos, mantimentos e vestimentas. A melhor época do ano para fazer o trekking no Nepal é em outubro, quando o inverno ainda está começando a surgir.

Assim como no exemplo anterior, a caminhada pelo Everest Base Camp não é uma tarefa fácil. Existe a necessidade de contratação de um guia local registrado, uma maior preocupação com comida, gasto energético e manutenção da temperatura corporal para se manter no cronograma do percurso. A divisão do caminho dependerá diretamente do profissional que estará te guiando. 

Em alguns dias você poderá andar 3 horas, em outros dias 4 ou 5, a depender das condições da trilha e do nível de sua dificuldade.  Toda caminhada irá finalizar na vila seguinte do trajeto, onde os aventureiros utilizam como fontes de abastecimento, alimentação e descanso durante a jornada. 

  1. Trilha do Monte Fitz-Roy, Argentina

Localizada na Capital do Trekking, a trilha do Monte Fitz-Roy, trata-se de uma aventura na patagônia argentina. Ele fica localizado na cidade de El Chaltén e diferente dos locais citados anteriormente, no Monte Fitz-Roy não existe a necessidade de pagar um ingresso para se aventurar pelas trilhas. 

A principal atração desse trekking está na Base de Fitz-Roy, onde podemos encontrar uma laguna de águas cristalinas compondo o cenário local. É importante salientar que este destino não fica em regiões remotas, já que a cidade de El Chaltén possui tecnologias, bares, restaurantes e hóteis como componentes do local.

No total são 25 km de trekking de elevada intensidade. A sua dificuldade está diretamente relacionada à inclinação do solo, o que exige uma maior resistência física do atleta. Além disso, a depender da época escolhida para a realização da aventura, os fatores climáticos também podem ser um problema. 

Isso acontece, pois ainda que estejam em regiões mais frias, os fortes ventos podem dificultar o processo de locomoção e de manutenção da temperatura do corpo. Logo, ao planejar a sua aventura você deve estar sempre atento às melhores temporadas para cada destino escolhido.

  1. Trilha Inca, Peru
Trekking Machu Picchu - Peru Visto de cima

Além de permitir uma vasta conexão com a natureza, este ainda é um destino que irá te transportar para milhares de anos atrás. As trilhas Incas, como o próprio nome sugere, trata-se de percursos desenvolvidos pelos povos peruanos e que permitiam um melhor gerenciamento dos insumos, e da própria organização e gestão da cidade.

Ela se refere ao principal cartão postal do território peruano. Os antigos povos da cidade de Machu Picchu foram referência no desenvolvimento de engenharias e outras tecnologias que permitiam a expansão da sua civilização. 

Como consequência, esses povos criaram diversos percursos com o intuito de facilitar a locomoção de pessoas pela cidade. Neste grande sistema de trajetos, existia um caminho que ligava a região de Machu Picchu a um local sagrado para a população. Agora, esse percurso é explorado por inúmeros turistas ao redor do mundo, sejam eles aventureiros ou fascinantes pela história.

  1. Kunsgsleden, Suécia

Esse trajeto sueco é caracterizado por ser um dos maiores do mundo, chegando ao valor total de 440 km. Dessa forma, a rota pode ser feita em partes, escolhendo um dos seus pequenos percursos, ou por inteiro, onde será preciso enfrentar continuamente os desafios de uma trilha tão grande.

De todos os caminhos disponíveis, a seção norte é a preferida dos aventureiros. A Suécia é um país com muitas atrações turísticas, devido a prevalência da paisagem natural presente em seus ambientes.Eles possuem desde simples trilhas, a escalada nas montanhas e picos mais definidos. 

Além disso, é importante que você saiba que esse destino está disponível em diversos níveis de dificuldade, por isso, essa pode ser uma boa escolha para aventureiros que ainda estão iniciando o seu processo de desafios pela natureza.

  1. Petra, Jordânia
Nepal - um dos destinos mais bonitos de trekking

A Jordânia é um país único, composto pela sua riqueza cultural, marcados por paisagens como o deserto, as montanhas e o mar. Normalmente, o processo de travessia desta trilha leva em média 5 dias para ser realizada por completo. 

A paisagem natural das aventuras realizadas na região de petra contam com ruínas enormes de tom alaranjado, fortes ventos e está localizada a cerca de três horas da paisagem capital. A arquitetura da cidade conferiu a Petra o título de uma das sete maravilhas do mundo. 

Entretanto, é importante salientar que, devido a sua alta fama, a região de Petra pode ficar lotada de turistas durante as temporadas de alta estação, portanto o período escolhido para realizar o trekking na região da Jordânia, precisa levar em consideração alguns dos fatores que citamos anteriormente, em outros exemplos. 

  1. Baía dos Fogos, Tasmânia

Um dos destinos mais exóticos do mundo, a Baía dos Fogos é um daqueles desejos que invadem a mente de todo e qualquer atleta que seja amante da natureza. Essa trilha envolve a mais profunda conexão com o ambiente a sua volta e possui esse nome devido as fogueiras construídas pelos aborígenes ao longo do caminho. 

A sua trilha tem como início o Parque Nacional de Monte Willian e o principal desafio desta aventura está na presença aumentada de animais peçonhentos ao longo do percurso. Na Baía dos Fogos, as cobras das florestas são todas de espécies venenosas, por isso é muito importante que você invista em um guia local capaz de te auxiliar a encarar com os problemas que surgirão no caminho.

  1. Trilha de Long Range, Canadá

O leste do Canadá é uma das regiões agraciadas com diversas paisagens maravilhosas além das inúmeras baías e penínsulas espalhadas pelo seu território. Entretanto, em meio aos diversos cenários famosos do país,o Parque Nacional de Gros Morne possui uma das trilhas mais bonitas do mundo, onde as montanhas de Long Range se destacam por sua exuberância e beleza fora do comum. 

Durante a caminhada os aventureiros são surpreendidos por elementos naturais como as geleiras, blocos de granito e diversos animais selvagens como os alces. Agora, se o seu desejo é se aventurar em cenários perto de cidades e postos de assistência, essa trilha não é para você. 

Isso acontece, pois a trilha de Long Range é tão inóspita que você só receberá uma licença dos guardas do parque se carregar um localizador qualificado para poder ser encontrado em caso de problemas durante o seu trajeto de trekking. 

Além disso, o parque também é conhecido por ter um dos piores climas do planeta, por isso, organização, preparo e resistência física nunca serão demais, mas tudo isto vale a pena para conhecer este lugar afastado e único presente no mundo.

  1. Trilha de Queen Charlotte, Nova Zelândia

A Queen Charlotte Track está localizada no topo da Ilha Sul da Nova Zelândia, oferecendo uma viagem espetacular através do Marlborough Sounds.  Ela é um dos mais populares “sounds” e se estende por uma faixa de 71 km. 

Durante o trajeto o viajante poderá acampar em cenários incríveis ou até mesmo se alojar em confortáveis hotéis. Entretanto, é importante destacar que a melhor época para percorrer a trilha de Queen Charlotte a pé é durante o verão, durante os meses de novembro a março. Isso acontece, pois é justamente neste espaço de tempo que os ciclistas não têm acesso à região, liberando assim a realização da trilha.

  1. Montanhas da Lua, Uganda

A África possui algumas das mais belas e surpreendentes paisagens do planeta, onde conseguimos encontrar distintos cenários em um só continente. Entretanto, esse conteúdo tem como foco as trilhas da Montanha da Lua.

Elas estão localizadas perto da fronteira com o Congo, na região de Uganda e possuem percursos em alguns dos maiores picos do continente, como por exemplo, o Monte Speke. Além disso, é importante destacar que a trilha pode ser feita num período médio de 6 e 7 dias com o auxílio de guias locais.

O planeta realmente é um local incrível, não é mesmo? Em meio a lagunas, montanhas, neve, chuvas e ventos de verão, somos surpreendidos com a diversidade de suas belezas que permanecem muitas vezes escondidas dos nossos olhos. 

Em meio a uma sociedade baseada em conexões digitais, o esporte surge como alternativa para as nossas filosofias de vida, nos permitindo uma melhor relação com a natureza, o ambiente à nossa volta e a nós mesmos. 

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para te auxiliar a entender um pouco mais sobre a prática do trekking ao redor do mundo. Caso você tenha interesse em conteúdos como este, basta acessar o nosso site! Lá você encontrará um universo de dicas e experiências selecionadas especialmente para o seu entretenimento!